Na sociedade em que vivemos, existem cada vez mais pessoas com dificuldades de aprender e a sociedade exigindo cada vez mais delas que para os termos educacionais acaba sendo visto como um crescente fracasso escolar. Isso se dá ao fato de que nunca se teve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo para conseguir acompanhar essa crescente e desenfreado crescimento da sociedade, com isso o resultado é que cada vez mais se aprende mais e se fracassa mais na tentativa de aprender, produzindo assim uma suposta sociedade de conhecimento, que não apenas exigem mais das pessoas, mas sim que elas aprendam mais coisas de maneira diferente.
Assim entram as tecnologias de informação com novas formas de distribuir socialmente o conhecimento tornando necessárias as novas formas de alfabetização, que a escola não pode e não deve ignorar, a qual tornou-se mais acessíveis a todos os saberes ao tornar menos seletivo a produção ao acesso do conhecimento.
Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais, havendo assim uma conjunção entre a aprendizagem e o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário